Reporters Respond: apoio jurídico e de emergência

Em todo o mundo, o jornalismo enfrenta níveis crescentes e sem precedentes de repressão, violência, intimidação e perseguição judicial. Se os jornalistas são atacados e silenciados, os meios de comunicação não podem proporcionar as notícias independentes e fiáveis de que o seu público necessita para estar informado e se poder desenvolver.

Os jornalistas devem poder continuar a realizar o seu trabalho. É por isso que a Free Press Unlimited oferece apoio a profissionais dos meios de comunicação em dificuldades mediante assistência de emergência, apoio jurídico e assessoria sobre segurança através de Reporters Respond.
 

O que é Reporters Respond?

Reporters Respond é um fundo de resposta de emergência que proporciona assistência direta, apoio jurídico e assessoria sobre segurança a jornalistas e organizações dos meios de comunicação em dificuldades, permitindo-lhes retomar a sua atividade o mais rapidamente possível. Este fundo pode apoiar jornalistas e organizações dos meios de comunicação de todo o mundo que enfrentem assédio (online), intimidação, ações judiciais ou violência por causa do seu trabalho.
 

Que tipo de apoio é proporcionado?

Os profissionais e as organizações dos meios de comunicação em dificuldades podem candidatar-se ao apoio de Reporters Respond. Isto é o que podemos oferecer:

  • Assistência médica: para lesões ou ferimentos ocorridos no decurso da atividade jornalística;

  • Gastos de subsistência: apoio de curto prazo para jornalistas sem capacidade de poder trabalhar ou gastos necessários para abandonar, de forma temporária, uma situação insegura ou vulnerável;

  • Apoio de defesa jurídica: representação jurídica de jornalistas que enfrentem ações judiciais, processos vexatórios ou qualquer outra forma de intimidação legal relacionada com o seu trabalho, cobrir os gastos judiciais, assistência a trabalhadores dos meios de comunicação detidos ou presos (e as suas famílias) de forma arbitrária;

  • Apoio psicossocial: assessoria, recomendação e fundos para procurar assistência psicossocial;

  • Provisões de trabalho: substituição de equipamento confiscado ou destruído devido a uma emergência relacionada com a sua atividade;

  • Apoio familiar: apoio temporário a familiares de jornalistas impossibilitados de trabalhar, presos ou falecidos;

  • Medidas (preventivas) de segurança: assessoria sobre segurança, ferramentas digitais como VPN para proteção digital, materiais de proteção EPI e equipamento de segurança.
     

Requisitos para solicitar apoio

Devem ser cumpridos os seguintes requisitos de forma a poder ser elegível para assistência:

  • Representa uma organização de meios de comunicação ou é um profissional dos meios de comunicação (como jornalistas sob contrato ou freelance, técnicos, bloggers ou outros profissionais relacionados com os meios de comunicação);

  • A sua situação de emergência é o resultado direto da sua atividade jornalística;

  • Reconhece que esta assistência não é estrutural, mas fornecida numa base esporádica (uma única vez);

  • Reconhece que o objetivo do nosso apoio é o retomar a sua atividade o mais rapidamente possível;

  • A sua situação pode ser confirmada por, pelo menos, duas fontes externas de confiança.
     

Como se candidatar a Reporters Respond?

É um jornalista em dificuldades? Candidate-se a apoio aqui preenchendo o nosso formulário online.

Para outras questões pode enviar-nos um correio eletrónico para reportersrespond@freepressunlimited.org. O fundo irá fazer o possível para lhe proporcionar apoio o mais rapidamente possível. Nos casos de maior urgência o apoio pode ser fornecido num prazo de 24 horas.

Share this page: